Esta receita é uma autêntica tradição alentejana, pode ser um jantar, um petisco ou mesmo um mimo. Pode ser servida quente ou fria, no ideal seria feita com tomate em natureza e maduros mas como estamos fora de época utilizamos o tomate enlatado em parte. Possibilita uma refeição leve, rápida e saudável.
Sabores:
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 talos de aipo
2 cenouras
1 batata doce média
400 ml de tomate pelado enlatado
2 tomates frescos
Sal, coentros em pó, pimenta e/ou piri-piri e ervas aromáticas a gosto
Azeite, 1 colher de sopa
Preparação:
Refogue a cebola picada e o alho com a colher de sopa de azeite, quando estiver alourada junte a cenoura cortada às rodelas, o aipo cortados em tiras e a batata-doce cortada aos cubos. Salteie mais cerca de 5 min.
Junte agua até cobrir todos os legumes, tempere com sal pimenta e picante (se usar). Deixe ferver até os legumes estarem quase cozidos. Junte o tomate fresco em pedaços, e o tomate enlatado e deixe a ferver mais 10 min.
Passar tudo com uma varinha mágica ou num liquidificador, pode juntar mais agua até a sopa ter a consistência desejada, com o cuidado de temperar com mais sal se necessário.
Servir com ervas aromáticas como manjericão picado, tomilho, orégãos.
Pode juntar uma tosta integral com um queijo forte ou 1 torrada com requeijão para fazer desta sopa uma refeição rápida e económica
Dica Beyoulogic:
A sopa de tomate fornece nutrientes diferentes aos disponíveis no tomate em natureza, por exemplo o licopeno, antioxidante presente no tomate, no entanto se o tomate não for aquecido o licopeno não estará disponível para ser absorvido pelo nosso organismo.
Pode ser uma refeição principalmente se lhe juntar um ovo escalfado, pode também adicionar duas colheres de molho de iogurte e irá parecer-lhe que juntou natas.
Esta é uma receita de Verão quando os tomates estão mais maduros, pode ser ingerida fria ou quente e ainda como entrada de um petisco ou jantar.
Já pensou em usar esta sopa como molho ?
Bom Apetite com esta receita fornecida por Josch Food