15 de outubro de 2019

FODMAP

DIETA LOW FODMAP

A dieta Low FODMAP ou dieta pobre em FODMAP é uma nova abordagem alimentar que está a ser utilizada para controlar os sintomas associados à Sindrome do intestino irritável. Os FODMAPs (sigla para Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis) encontram-se numa grande variedade de alimentos que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado. Estes hidratos de carbono mal absorvidos são por sua vez fermentados por bactérias do intestino, produzindo gases.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Síndrome do Cólon Irritável (SCI) afeta um em cada cinco americanos em Portugal desconhecemos a prevalência. 
É uma condição que é caracterizada por sintomas intestinais, incluindo dor abdominal, gases, inchado abdominal e alterações nas evacuações (variando entre diarreia e prisão de ventre). Os sintomas podem muitas vezes ser debilitantes e desconfortáveis para além de poderem provocar alterações no peso.
Os FODMAPs (sigla para Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis) encontram-se numa grande variedade de alimentos que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado. Estes hidratos de carbono mal absorvidos são por sua vez fermentados por bactérias do intestino, produzindo gases.
Os critérios de Roma III para haver diagnostico do Sindrome do Cólon Irritável (SCI) incluiem desconforto abdominal nos últimos 6 meses, durante pelo menos 3 dias por mês nos últimos 3 meses. Acompanhado de pelo menos 2 das seguintes características: Melhora da evacuação,Início associado a alterações na frequência das evacuações (diarreia, prisão de ventre), Início associado a alteração na forma ou aparência das fezes (líquidas, pastosas, endurecidas)
A pesquisa atual indica fortemente que este grupo de hidratos de carbono contribui para os sintomas associados à SCI. Podemos assim afirmar que um consumo reduzido de FODMAPs na dieta pode ajudar a gerir os sintomas associados à SCI mais do que uma dieta isenta de glúten.
Exemplos Alimentos FODMAP | mygutfeeling.eu
Na aplicação desta dieta existem outros factores igualmente importantes como fazer 6 refeições diárias evitando horas seguidas em jejum pois a fermentação agrava quando fica muito tempo sem comer.
A dieta low FODMAP foi desenvolvida pela equipa de investigação da Universidade Australiana Monash, liderada pelo Professor Peter Gibson. Esta dieta foi já adoptada com sucesso no Reino Unido pela Universidade Londrina King´s College, bem como na Bélgica (Universidade de Lovaina) e em Itália (Universidade de Bolonha).
A consulta com um nutricionista que domine a dieta faz todo o sentido na sua personalização de forma a não se tornar muito restritiva.