A saúde criativa...porque repetimos tudo o que nos sabe bem! Fique por dentro das sugestões da nutricionista Bárbara Cancela de Abreu (1429N)
10 de julho de 2016
Como ingerir água?
Com o Verão instalado as temperaturas sobem e todos nós aquecemos. O organismo tem de arrefecer e suar com o objectivo de manter a temperatura do corpo adequada a todas as suas funções. Mas nesse processo perde água e sais minerais pelo suor que lhe são essenciais ao bom funcionamento.
No entanto quem não está habituado a beber água ao longo do dia não manifesta sede e após uma determinada idade a sensação de sede também vai embora. Mas o facto de não ter sede não quer dizer que não precise de ingerir mais água.
O nosso corpo é constituído maioritariamente por água, onde é necessária em todos os processos desempenhados, inclusivé na excreção de toxinas ingeridas pela alimentação ou mesmo de substâncias produzidas por nós que se tornam tóxicas quando se acumulam. Por essa razão é necessária água suficiente para o bom funcionamento intestinal e renal.
As necessidades diárias de água são cerca de 3L. O ideal será fornecer 1,5L por meio de alimentos como sopa, fruta e salada ingeridas mais de uma vez por dia. Os legumes e a fruta desta época do ano já são ricos em água e sais minerais, muito importantes para repor não só as perdas normais como também as perdas acrescidas pelo calor. Aproveite o calor para incluir mais saladas e fruta nos seus dias. Até porque apetece!
O restante 1,5L ou mais necessário pode ser obtido através da água que bebemos. Recomenda-se que beba diariamente e com calma entre 8 a 12 copos de água por dia. No entanto fazer por manter a urina com tonalidade incolor ao longo do dia é uma boa forma de controlar os seus níveis de hidratação. Não se esqueça que a água não fornece energia nem calorias.
Mas se não sente sede, será que precisa de água?
Precisamos sempre de água, mas não podemos confiar apenas na sede. Pois quando aparece a sede é porque já estamos desidratados, ou porque já estamos habituados a beber água ao longo do dia e já não bebemos há bastante tempo.
Se não beber água o organismo adapta-se a essa condição, reduzindo a produção de urina e logo reduzindo a excreção de toxinas. Muitas vezes aquela dor de costas ou de cabeça que passa subitamente pode estar relacionada com a falta de água. Fique atento.
Os sumos e os chás para consumo frequente de água devem ser usados com precaução. Os sumos são fornecedores de açúcar da fruta e por levarem pelo menos 3 peças de fruta tornam-se demasiado calóricos. Os chás como substitutos de água devem ser sem cafeína ou tisanas de outras ervas como tília ou camomila, Lúcia- lima, etc.
Para adoptar o hábito de beber água pode aromatizar com as seguintes opções:
Sumo de 1 Limão e sua casca com cravo-da-índia
Laranja às rodelas com canela em pó ou em pau
Com mirtilos framboesas ou amoras
Lima gengibre e hortelã
Maracujá espremido com gelo
Morangos aos cubos com hortelã
Tisana feita com a casca de ananás a ferver e depois arrefecido com gelo e hortelã.
Procure servir num jarro transparente cheio de gelo.
Por: Bárbara Cancela de Abreu (Nutricionista) em colaboração com o programa de desporto " A onda da Rita"